Você está visualizando atualmente 26 de Março – Dia do Cacau

26 de Março – Dia do Cacau

O cacau é o fruto do cacaueiro e apresenta grande importância econômica, sendo utilizado na alimentação humana e também na indústria farmacêutica e cosmética.

O cacau é um fruto muito apreciado por sua polpa adocicada e por sua semente, a qual é utilizada na fabricação do chocolate. Ele é muito benéfico à nossa saúde, apresentando propriedades anti-inflamatória, antioxidantes e cardioprotetoras. Quanto maior o teor de cacau, maior o benefício do produto. O Brasil se destaca como um dos países que mais produzem cacau, sendo a Bahia e o Pará os maiores produtores no nosso território.

Características do cacau

O cacau é o fruto do cacaueiro e está sustentado na planta por um pedúnculo lenhoso. Ele apresenta um formato alongado e possui sulcos. A cor do cacau é variada, existindo diferenças entre as variedades e também durante o amadurecimento. Os frutos variam do verde ao roxo e do amarelo ao laranja.

As sementes são ovoides e recobertas por uma polpa mucilaginosa de cor branca. Apesar de a polpa ser também muito apreciada por seu sabor adocicado, o principal produto comercializado é a semente, que éusada, por exemplo, na fabricação do chocolate.

Variedades de cacau

O cacaueiro apresenta três variedades: criollo, forasteiro e trinitário.

  • Variedade criollo: apresenta frutos grandes e sementes com cotilédones de cor branca a um violeta pálido. Produz um chocolate de sabor suave e frutado, sendo conhecido como um cacau de qualidade superior, sendo chamado de “cacau fino”. É mais vulnerável a doenças do que o tipo forasteiro.
  • Variedade forasteiro: apresenta uma semente com cor violeta intenso, possuindo uma quantidade considerável de antocianina. É chamado de cacau “tipo básico” e é o mais produzido mundialmente. Desse cacau é produzido um chocolate com sabor mais amargo e adstringente, devido à presença de uma maior quantidade de compostos fenólicos, em comparação com o criollo.
  • Variedade trinitário: é obtido do cruzamento das variedades criollo e forasteiro. A semente desse cacau varia do amarelo-pálido até o roxo-escuro.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/amp/frutas/cacau.htm

Deixe um comentário